Não há manifestação mais autêntica e representativa da alma açoriana do que o culto ao Divino Espírito Santo. Ele resume a fé e a extrema devoção do povo do arquipélago nos lugares da diáspora. A adoração à terceira pessoa da Santíssima Trindade tem características distintas nas ilhas açorianas, no sul do Brasil, na América do Norte e em outros lugares para onde houve emigração, mas sempre mobiliza as comunidades, lota as igrejas, emociona as pessoas nos cortejos, alegra as famílias nas festas e em cantigas que fazem parte dos rituais da celebração.
Na ilha de Santa Catarina, o ciclo do Divino abrange a maioria dos bairros e balneários, de maio a dezembro, mas os rituais também ocorrem na parte continental de Florianópolis, nas cidades vizinhas e em todos os municípios do litoral catarinense colonizados por açorianos. O Dia do Divino costuma ocorrer sete semanas após a Páscoa, festejando o Pentecostes e lembrando que o Espírito Santo desceu do céu sobre a Virgem Maria e os apóstolos na forma de línguas de fogo.
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-DJI_0422-web.jpg)
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-DJI_0444-web.jpg)
A religiosidade do açoriano, contudo, vai além e se manifesta na devoção a outros santos e padroeiros. Os Açores são um rico mosaico de cultos, romarias e procissões que movimentam as nove ilhas do arquipélago durante o ano inteiro. Não é diferente em Santa Catarina, onde os emigrantes chegaram com os olhos no céu e os pés na terra, na esperança de uma vida melhor para suas famílias.
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-mm-r-web-683x1024.jpg)
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-9463-web.jpg)
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-9587-web.jpg)
Em Florianópolis, um evento religioso de grande envergadura é a procissão de Nosso Senhor dos Passos, realizada durante a Quaresma há 256 anos. O evento atrai multidões aos cortejos de traslado do santo, que sai da Capela Menino Deus e vai até a Catedral Metropolitana, e do seu retorno, no dia seguinte, para o local onde passa o restante do ano. O encontro das imagens do Cristo e de Nossa Senhora das Dores, em frente à Catedral, é o momento de maior emoção da procissão.
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-mm-8r-web.jpg)
![](https://retratosacorianos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/florianopolis-retratos-acorianos-mm-8532-web.jpg)
Texto: Paulo Clóvis Schmitz
Fotos: Guto Ambar