segunda-feira, fevereiro 10, 2025
InícioCulturaFestas tradicionais com DNA açoriano em Santa Catarina

Festas tradicionais com DNA açoriano em Santa Catarina

Dança do Pau de Fitas (Acervo da Escola Olaria Beiramar de São José)

Embora Santa Catarina seja um estado de muitas comemorações, com festas temáticas que se espalham por todas as regiões, em especial no mês de outubro, os festejos religiosos ainda são os mais tradicionais e trazem a marca da fé da população. As festas do Divino Espírito Santo, que ocorrem em muitos municípios, têm o DNA açoriano, uma vez que chegaram com os colonizadores em meados do século XVIII. O caráter profano do evento em outras regiões ganha aqui um tom fortemente religioso, embora os cortejos e demais rituais sejam acompanhados pela venda de comidas e bebidas, por feiras de produtos e pelo encontro informal de pessoas no decorrer das cerimônias.

Heranças dos colonizadores também são os ritos do terno de reis, que acontecem na primeira semana de janeiro, a cada ano, em homenagem aos Reis Magos, e do pau de fitas, dança de roda coreografada de origem ibérica, acompanhada de música.

De um mastro enfeitado saem as fitas multicoloridas tomadas pelos participantes, que se movimentam em ziguezague, trançando-as no mastro até que fique impossível prosseguir. Aí começa o movimento contrário, destrançando as fitas ao som de sanfona, violão ou pandeiro. As mulheres dançam com vestidos estampados e flores no cabelo, e os homens usam camisa quadriculada ou xadrez, chapéu na cabeça e sandália de sola.

Texto: Paulo Clóvis Schmitz

Fotos: Guto Ambar