A edificação de moradias varia com o tempo, com as condições naturais e com a disponibilidade de materiais. Nos Açores, a abundância de pedra basáltica de origem vulcânica incentivou construções com a rocha escura que, em muitos casos, dispensava o uso de reboco. Em Santa Catarina, a madeira sempre foi farta, razão pela qual esse insumo, ao lado da pedra, foi largamente utilizado como matéria-prima. A argamassa de argila e óleo de baleia sustentou até edifícios públicos, alguns deles hoje ainda em pé.
Do ponto de vista construtivo, as antigas edificações apresentam aberturas com vergas retas e janelas de abrir em duas folhas, também chamadas de escuras ou postigos, sem esquadrias de vidro. Há casas com verga em arco abatido e janelas em guilhotina sobreposta ao postigo interno em duas folhas.
Muitos telhados apresentam caimento frontal atenuado por galbo, que se obtém pelo uso de uma peça de madeira, chamada contrafeito. A ligação da cobertura com a fachada se dá pela beira seveira ou por cimalha, e a fachada é composta de cunhais laterais. As casas tinham cobertura em duas águas, com caimento de frente para a rua e, nos fundos, para o quintal, evitando a necessidade de usar algum sistema de captação ou condução de águas pluviais.
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A arquitetura luso-brasileira presente em Santa Catarina – em uma extensão que vai de Laguna a São Francisco do Sul – contempla ainda os cruzeiros (cruzes colocadas sobre pedra ou madeira na parte externa das igrejas) e os impérios do Divino. A influência construtiva dos imigrantes também se manifesta nos engenhos de farinha, açúcar e cachaça, de concepção simples e com foco na funcionalidade.
Em Santo Antônio de Lisboa, bairro de Florianópolis que já foi um importante entreposto comercial, está o calçamento mais antigo do estado, assentado no século XVIII e que conserva as características originais. Para sua instalação, foi utilizado um antigo sistema de piso chamado pé de moleque, com pedras justapostas, que foi a primeira forma de calçamento.
Texto: Paulo Clóvis Schmitz
Fotos: Guto Ambar