segunda-feira, fevereiro 10, 2025
InícioCulturaFaróis em Florianópolis

Faróis em Florianópolis

Farol da Barra. Foto Guto Ambar

O único farol ativo na região da Grande Florianópolis fica na ilha do Arvoredo, situada em uma das mais importantes reservas biológicas marinhas do litoral brasileiro. Com alcance de luz de 24 milhas náuticas, está localizado em área do município de Governador Celso Ramos, um dos pontos de afluência dos emigrantes açorianos na costa catarinense e onde são preservadas muitas tradições trazidas pelos ilhéus do arquipélago português no século XVIII.

A segurança da navegação nos canais que separam o continente da ilha de Santa Catarina, onde está Florianópolis, sempre foi uma preocupação das autoridades. As enseadas protegidas do mar aberto serviam de abrigo para expedições que vinham em direção ao sul do país desde o século XVI. Além das fortalezas, foram construídos faróis na ilha de Anhatomirim e na praia de Naufragados, nas entradas das baías norte e sul, respectivamente.

O farol do Arvoredo foi inaugurado em 1883, melhorando a capacidade de orientação no norte da ilha de Santa Catarina, principal entrada de embarcações desde os tempos do Brasil Colônia. Com três edifícios térreos anexos, conta com uma lanterna e uma galeria pintada com faixas horizontais brancas e vermelhas. Emite uma luz branca com quatro ocultações a cada sessenta segundos.

Desde 2007, há um sistema de fornecimento de energia ao farol por meio de painéis de células fotovoltaicas (energia solar).

Texto: Clóvis Schmitz

Foto: Guto Ambar