segunda-feira, fevereiro 10, 2025
InícioCulturaCulinária Açoriana em Florianópolis

Culinária Açoriana em Florianópolis

Com 275 anos de intervalo entre o primeiro desembarque de açorianos na ilha de Santa Catarina e os dias de hoje, é compreensível que haja muitas diferenças entre a culinária das nove ilhas do Atlântico Norte e a do Brasil meridional. No entanto, com o mar a um passo e a fartura de matéria-prima, o que mais varia são a preparação e a diversidade dos pratos do que propriamente os insumos utilizados no seu preparo.

Nos Açores, atualmente, os mariscos (que para eles incluem tudo o que vem do mar, menos os peixes) são iguarias normalmente servidas como entrada, por exemplo, as lapas grelhadas na manteiga, com alho e molho de pimenta vermelha com limão. O queijo da ilha de São Jorge tem 500 anos de tradição; os enchidos (embutidos) são excepcionais, o peixe fresco é abundante e a caldeirada é uma referência do arquipélago. Há ainda os chicharros, os cozidos, os pratos à base de polvo, as carnes e doces deslumbrantes. Além do vinho, para o qual o solo vulcânico funciona como terroir perfeito.

Em Santa Catarina, os destaques do litoral são o pirão (de farinha de mandioca) com peixe, a tainha frita, recheada ou assada, o filé de peixe, a anchova grelhada ou escalada, o pastel de camarão, a casquinha de siri, e o camarão, servido de várias maneiras. Nas últimas décadas, a ostra (o estado é o maior produtor do país) foi incorporada ao cardápio gastronômico local e tem atraído a atenção de consumidores de todas as partes.

Texto: Paulo Clóvis Schmitz

Fotos: Guto Ambar